terça-feira, 10 de maio de 2016

SUMÁRIO (obrigatório)

Conceito: o sumário é a enumeração das divisões, seções, capítulos e outras partes do trabalho, seguindo a mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. A construção do sumário é uma das últimas tarefas a serem feitas no trabalho.

Atenção:

Não confundir sumário com índice (elemento opcional conforme ABNT NBR 6034), que é a lista detalhada, sempre em ordem alfabética, dos assuntos referentes à obra, devendo estar localizado no final do trabalho.



Fundamentação: ABNT NBR 6027:2003

a) « a palavra SUMÁRIO deve estar centralizada, em letras maiúsculas, negrito e com a mesma tipologia da fonte utilizada nas seções primárias, separada do seu texto por um espaço de 1,5 entrelinhas; »
b) « o corpo do sumário é composto pelo indicativo ou número da seção, o título da seção e a página correspondente ao texto; »
c) « os indicativos ou números de seções que acompanham seus respectivos títulos devem ser apresentados alinhados à margem esquerda da página; »
d) « a grafia dos capítulos, seções e subseções deve ser idêntica a utilizada no texto do trabalho. Por exemplo, se o título METODOLOGIA estiver grafado em letras maiúsculas e em negrito, ele deverá vir da mesma maneira no sumário; »
e) « os elementos pré-textuais não devem constar no sumário. (A contagem das páginas se inicia depois da capa, a partir da folha de rosto. Mas, a impressão dos números começa na primeira página dos elementos textuais - INTRODUÇÃO); »
f) « cada item constante no sumário deve remeter à página que aparece no texto, com o objetivo de facilitar a localização da matéria contida no trabalho; »
g) « o espaçamento entrelinhas deve ser o mesmo utilizado no texto: 1,5. »

Atenção:

No exemplo abaixo, os itens Referências e Anexos não possuem número de seção, porque seguem a ABNT NBR 6024:2003, alínea h da subseção 4.1, que diz: errata, agradecimentos, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndice, anexo, e índice devem ser centralizados e não numerados, com o mesmo destaque tipográfico das seções primárias (grifo nosso).


PRECISANDO DE AJUDA PARA COMEÇAR OU FINALIZAR SEU TCC ????!!!
Tenham em mãos os serviços de orientação textual, elaboração, revisão e formatação conforme as normas da ABNT. Trabalho com Monografias, Artigos e demais Trabalhos Acadêmicos.
Peça o seu orçamento aqui ou através do número/watszap (031) - 99151-0688 - TIM - Cheyla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário